Imagem de capa do evento

 Bate-papo // Umami: uma deliciosa união entre Brasil e Japão


sexta-feira 25/07 14:00

Avenida Paulista, 52. Bela Vista – São Paulo


INGRESSOS

ADULTO 25/07 às 14h

R$ 0,00

0
TOTAL 0,00

Bate-papo // 

Umami: uma deliciosa união entre Brasil e Japão


Em celebração ao Dia do Umami, comemorado em 25 de julho, a Japan House São Paulo e a Ajinomoto do Brasil oferecem a palestra ‘Umami: uma deliciosa união entre Brasil e Japão’. 


O painel, liderado por Telma Shimizu, chef do restaurante Aizomê, e Hellen Maluly, doutora em Ciência de Alimentos, explora o umami como elo entre sabores e tradições culinárias dos dois países.



Umami: o quinto gosto do paladar humano


O umami, conhecido como quinto gosto do paladar humano, ao lado do doce, salgado, amargo e ácido, foi descoberto no início do século XX pelo professor e cientista japonês Kikunae Ikeda. Esse nome partiu da palavra japonesa umai (うまい), que significa ‘delicioso’ ou ‘saboroso’.


Em 25 de julho de 1908, o pesquisador Ikeda adquiriu a patente para o método de produção do aminoácido glutamato, o principal componente que proporciona o gosto umami nos alimentos. Por este motivo, comemora-se, neste dia, o Dia do Umami.


Além do glutamato, nucleotídeos (que são unidades básicas do DNA), como inosinato e guanilato, também podem ser responsáveis por essa sensação única. O gosto umami pode ser um elo entre as tradições culinárias do Brasil e Japão, principalmente por compartilharem uma deliciosa história, marcada pela imigração japonesa ao Brasil no início do século XX. 

As tradições culinárias do Brasil e Japão

Os japoneses trouxeram ao Brasil ingredientes como o shoyu (molho de soja), missô (pasta de soja fermentada) e algas marinhas, que são ricos em umami. A culinária brasileira adaptou-se e os incluiu em receitas como marinados de carne, sopas e molhos para saladas. 

Essa fusão culinária ainda resultou em outras possibilidades de pratos que levam o umami como base, como o uso de pescados tipicamente brasileiros na produção de pratos japoneses, como o pirarucu, dourado, tilápia, entre outros. Sushis, por exemplo, podem ser elaborados com ovas de tainha. Carnes nobres brasileiras hoje podem ser cruciais para o preparo de churrascos japoneses, como o yakiniku e o shabu-shabu (caldo feito com carne e legumes).

Neste encontro, o público tem a oportunidade de conhecer todas essas conexões culinárias. 

Inscreva-se e participe!



Mais informações:


Bate-papo // Umami: uma deliciosa união entre Brasil e Japão

Quando: sexta-feira, 25 de julho de 2025

Horário: 14h

Duração: aproximadamente 90 minutos

Classificação etária: livre

Valor: gratuito*


Participação presencial:


Onde: Japan House São Paulo 

Endereço: Av. Paulista, 52  – Bela Vista, São Paulo



Mecânica de participação:


Seu ingresso é válido até o horário de início de cada evento.

Caso não esteja na JHSP no horário combinado, sua vaga será repassada para as pessoas na fila de espera.